SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03Alfabetização rural no Brasil na perspectiva das relações campo-cidade e de gêneroA teoria da história de Jörn Rüsen entre a modernidade e a pós-modernidade: uma contribuição à didática da história author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

RIOS VILARONGA, Carla Ariela  and  SARTI, Flavia Medeiros. A universidade e o desafio de escrever para professores. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.969-989. ISSN 0100-3143.

O artigo discute aspectos relacionados à produção de textos dirigidos a professores da Educação Básica, focalizando a função-autor nesse processo. No contexto educacional atual, os autores desses textos desempenham importante papel, à medida que sua atuação integra-se a processos de legitimação de certos discursos e de novas modalidades de formação docente. Esses pesquisadores acadêmicos se deparam com novos desafios, entre eles o de escrever para os professores da escola. O estudo cujos dados são apresentados neste artigo foi realizado sob uma abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de entrevistas, tendo por referencial empírico um programa especial de formação superior de professores em serviço.

Keywords : Formação de Professores; Universitarização do Magistério; Profissionalização Docente; Programas Especiais; Autoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )