SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03A teoria da história de Jörn Rüsen entre a modernidade e a pós-modernidade: uma contribuição à didática da história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CORAZZA, Sandra Mara. Método Valéry-Deleuze: um drama na comédia intelectual da educação. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.1009-1030. ISSN 0100-3143.

Justamente porque enfrentamos dificuldades para pesquisar o informe, este artigo constitui o Método Valéry-Deleuze, enquanto componente de uma Pedagogia da Sensação, que articula os limites formais à intensidade da criação artistadora. Tributário do gosto filosófico, extrai conceitos operatórios do meio-Deleuze e do meio-Valéry, para analisar Autor, Infância, Currículo e Educador (AICE), pela via biografemática, ao modo de Roland Barthes. Cria, assim, condições para capturar as forças de acontecimentos educacionais, em suas modulações assignificantes, vitalidades assubjetivas e realidades ininterpretadas.

Palabras clave : Método; Informe; Dramatização; Comédia; Intelectual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )