SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01A educação na prisão não é uma mera atividadeAvances en la normativa del derecho a la educación en cárceles de la Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano  y  JULIAO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.51-69. ISSN 0100-3143.

Este artigo busca trazer contribuições para o debate sobre a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade e enfatiza a necessidade de concretização de políticas públicas que concebam a educação como direito humano, investindo em suas dimensões escolares e não-escolares e em recursos didático-pedagógicos e humanos. Pensar educação nesse contexto significa repensar a instituição prisão como uma comunidade de aprendizagens que envolve todos os seus atores, dotando o homem aprisionado de conhecimentos, valores e competências que lhe permitam reconhecer-se como sujeito de direitos, que conduz a própria vida no presente e ressignifica seu passado em direção a um projeto de vida futura.

Palabras clave : Educação em Prisões; Educação como Direito Humano; Prisão como Instituição Educativa; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )