SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Avances en la normativa del derecho a la educación en cárceles de la ArgentinaO presídio feminino como espaço de aprendizagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

VIEIRA, Elizabeth de Lima Gil. A cultura da escola prisional: entre o instituído e o instituinte. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.93-112. ISSN 0100-3143.

O presente trabalho intenciona conhecermos e refletirmos sobre o cotidiano e a cultura da escola da prisão. É também imprescindível conhecer os números que aludem ao sistema prisional brasileiro, ou seja, número e perfil dos encarcerados, visto que entendemos serem esses dados significativos para os estudos sobre a educação carcerária. Torna-se necessário desvendar as transformações possíveis que se (re)desenham em um lugar, a priori, marcado pelo controle, pela estaticidade, mas que, a partir de um olhar mais apurado às experiências ali vividas, pode ser visto como fecundo a partir das práticas cotidianas dos sujeitos que fazem a escola da prisão.

Keywords : Educação; Prisão; Cultura Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )