SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01A cultura da escola prisional: entre o instituído e o instituinteImagens da prisão feminina: ilustrações presentes no jornal Só Isso! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

IRELAND, Timothy D.  e  LUCENA, Helen Halinne Rodrigues de. O presídio feminino como espaço de aprendizagens. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.113-136. ISSN 0100-3143.

Baseado em um estudo realizado em 2008, no presídio feminino de João Pessoa (PB), com o objetivo de compreender a relação entre as aprendizagens ao longo da vida de mulheres encarceradas e as motivações/circunstâncias de vida que as levaram a cometer prática(s) delituosa(s), o texto busca analisar o conteúdo das suas narrativas. Para isso, adotou como eixos específicos de análise as categorias família, trabalho, escola e prisão. Ao destacar a última - prisão -, pretende-se dar visibilidade ao contexto prisional como lócus de múltiplas contradições e como espaço onde se constroem biografias de aprendizagens, sejam elas voltadas ou não para a emancipação.

Palavras-chave : Educação em Prisões; Biograficidade; Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida; Mulheres Encarceradas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )