SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01O presídio feminino como espaço de aprendizagensO trabalho de professores/as em um espaço de privação de liberdade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

TAVARES, Daiane de Oliveira. Imagens da prisão feminina: ilustrações presentes no jornal Só Isso!. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.137-153. ISSN 0100-3143.

Tendo como fonte/ objeto de pesquisa o jornal - Só Isso! - produzido por apenadas na Penitenciária Talavera Bruce, situada no Rio de Janeiro, o objetivo deste trabalho é investir na análise de algumas de suas imagens, refletindo acerca da importância destas, na medida em que trazem maior sentido à escrita do impresso e se tornam um meio de interlocução entre os leitores e autores. A partir dessa interpretação, é possível pensar os sentidos da escrita e ilustrações oriundas da prisão a fim de ampliar a compreensão de discursos e práticas de privados de liberdade, dando visibilidade às suas vozes e às suas tentativas de constituição de um elo com um mundo entre grades, para além dos muros da prisão.

Palabras clave : Imagens; Privação de Liberdade; Mulheres; Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )