SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Ações de formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará?Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FERREIRA, Mauricio dos Santos  y  TRAVERSINI, Clarice Salete. A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.207-226. ISSN 0100-3143.

Este artigo tem por objetivo operar com a noção de discurso, a partir de Michel Foucault, como ferramenta metodológica de pesquisa. Selecionamos os Cadernos Empregos & Oportunidades do jornal Zero Hora, publicados em 2008 para analisar como o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho contemporâneo constitui-se a fim de sustentar discursos neoliberais como verdades. O estudo operacionalizouse, inicialmente, fazendo trabalhar a noção de discurso em uma espécie de laboratório para compreender sua potencialidade. Posteriormente, analisamos excertos do jornal operando com um dos procedimentos internos do discurso - o autor -, visto como função que dá nós de coerência aos textos e não como propriedade intelectual.

Palabras clave : Michel Foucault; Discurso; Perfil Profissional; Trabalhador Flexível.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )