SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisaRichard Rorty e a filosofia da educação: uma análise da recepção marxista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

SENNA, Maria Teresa Telles Ribeiro; DORNELES, Beatriz Vargas  and  YUNES, Maria Angela Mattar. Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográfica. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.227-248. ISSN 0100-3143.

Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile, em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.

Keywords : Conceitos Numéricos; Educação Infantil; Pesquisa Etnográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )