SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisaRichard Rorty e a filosofia da educação: uma análise da recepção marxista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SENNA, Maria Teresa Telles Ribeiro; DORNELES, Beatriz Vargas  y  YUNES, Maria Angela Mattar. Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográfica. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.227-248. ISSN 0100-3143.

Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile, em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.

Palabras clave : Conceitos Numéricos; Educação Infantil; Pesquisa Etnográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )