SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisaRichard Rorty e a filosofia da educação: uma análise da recepção marxista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SENNA, Maria Teresa Telles Ribeiro; DORNELES, Beatriz Vargas  e  YUNES, Maria Angela Mattar. Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográfica. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.227-248. ISSN 0100-3143.

Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile, em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.

Palavras-chave : Conceitos Numéricos; Educação Infantil; Pesquisa Etnográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )