SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográficaResposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ALMEIDA, Felipe Quintão  e  VAZ, Alexandre Fernandez. Richard Rorty e a filosofia da educação: uma análise da recepção marxista. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.249-270. ISSN 0100-3143.

O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty no campo da Educação, com ênfase na interpretação realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta a descrição que essa tradição opera do neopragmatismo rortiano bem como a sugestão com vistas a evitar os ceticismos (epistemológico, ético e político) que ela afirma derivar da filosofia do autor norte-americano. Analisa se as críticas a ele dirigidas se sustentam quando cotejadas com outra leitura de sua obra, menos indisposta e cética. A redescrição realizada indica os limites e as insuficiências da descrição a que se opôs.

Palavras-chave : Marxismo; Rorty; Fundamentos da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )