SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricasAutoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MORAIS, Ana Maria  y  NEVES, Isabel Pestana. Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolar. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.293-318. ISSN 0100-3143.

O artigo descreve estudos em que o posicionamento foi tomado como uma característica dos contextos da família e da escola que pode ser responsável pelo sucesso escolar. Os estudos, que se baseiam fundamentalmente na teoria de Bernstein, sugerem que o posicionamento é influenciado pelo grupo social dos alunos, sendo o posicionamento mais baixo adquirido por alunos de classes sociais mais baixas e, dentro dessas, pelos alunos que estudam em escolas de contextos sociais desfavorecidos. Sugerem também que um elevado posicionamento influencia favoravelmente o sucesso dos alunos. Contudo, os estudos salientam que o efeito da escola/prática pedagógica pode sobrepor-se ao efeito da classe social.

Palabras clave : Posicionamento; Contexto de Socialização Primária; Contexto de Socialização Secundária; Sucesso Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )