SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolarO Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

STORCK, Damaris Fabiane  y  JANZEN, Henrique Evaldo. Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.319-337. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta uma análise intercultural a partir das concepções bakhtinianas de linguagem, do livro didático de língua inglesa, Keep in Mind, aprovado pelo PNLD - 2011. As três categorias de análise utilizadas neste trabalho - duplicação do outro, construções híbridas e exotopia - expressam os movimentos de aproximação das autoras com a cultura escolar e estão centradas especificamente em um objetivo: identificar no livro didático momentos que evidenciam os processos de deslocamento cultural das autoras durante a elaboração do livro, para então entender suas relações, mediante os critérios avaliativos do PNLD.

Palabras clave : Autoria; Livro Didático; Deslocamento Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )