SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise interculturalBiopolítica e educação: relações a partir das discursividades sobre saúde na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SANTOS, Tiago Ribeiro  e  MARCHI, Rita de Cássia. O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.339-360. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta uma análise sociológica do funcionamento dos mecanismos disciplinares descritos n’O Ateneu, romance de Raul Pompeia, escrito no século XIX. A representação do Ateneu como uma escola, isto é, como lugar de produção e preservação de ritos, crenças e técnicas que produzem um desejado efeito de disciplinamento sinaliza, na análise, uma possível aproximação entre os conceitos de poder simbólico de P. Bourdieu e poder disciplinar de M. Foucault aplicados ao cotidiano escolar. Assim, analisam-se as tecnologias disciplinares ordinariamente atribuídas ao espaço educacional abordando as posições dos agentes que participam da rotina disciplinar do Ateneu por meio de disposições, interesses e sentidos coletivamente construídos.

Palavras-chave : Mecanismos Disciplinares; Vida Escolar; Poder Simbólico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )