SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BARROS, João Paulo Pereira. Biopolítica e educação: relações a partir das discursividades sobre saúde na escola. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.361-381. ISSN 0100-3143.

O artigo discute relações entre biopolítica e educação a partir dos agenciamentos produzidos pelas práticas discursivas sobre saúde no contexto escolar. O texto toma por base: 1) a consulta à literatura que, remetendo-se à história da educação brasileira, trata da inserção das práticas de saúde no âmbito escolar; 2) resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a mediação das interações de um grupo de discussão sobre saúde, em uma escola de Fortaleza, nos posicionamentos dos participantes frente aos temas discutidos. Assim, discute-se como os agenciamentos produzidos por práticas de saúde na escola evidenciam a aliança entre mecanismos disciplinares e biopolíticos que visam regular a vida dos segmentos infantojuvenis.

Palavras-chave : Biopolítica; Educação; Saúde; Produção de Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )