SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Para além da justa medida: Arendt, a ética, o desejo e a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. A experiência ético- formativa da psicanálise e a interlocução com Kant. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.399-412. ISSN 0100-3143.

Compreende-se com Lacan que a ética não se dispõe ao simples fato de ter obrigações, porquanto ela está intrinsecamente ligada à própria estrutura do desejo. A experiência ética funda a possibilidade de um possível rompimento sublimatório com o instituído, e está na origem motivadora de toda ação do sujeito, afirmando-se assim como uma experiência ético- formativa. A ética da psicanálise entrevê o que pode ser um bem para o sujeito, com todas as contradições, lacunas e problemas que disso provém. Tal reflexão tem por base O Seminário, livro 7 − A Ética da Psicanálise, de Jacques Lacan, obra em que o autor se põe no horizonte da ética, discutindo questões ligadas aos conceitos de das Ding, de lei moral kantiana, e de sublimação.

Palavras-chave : Psicanálise; Ética; Sublimação; Kant; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )