SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A experiência ético- formativa da psicanálise e a interlocução com KantPsicanálise e educação: os paradoxos da alteridade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FOGACA, Marcia Regina. Para além da justa medida: Arendt, a ética, o desejo e a educação. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.413-431. ISSN 0100-3143.

Este artigo busca extrair, de uma leitura psicanalítica, algumas implicações para a educação de ideias de Hannah Arendt, através do estabelecimento de um diálogo entre a proposição lacaniana de uma ética do desejo e reflexões arendtianas acerca de uma moral da verdade e do pensamento. Para tanto, são identificados pontos de contato, disjunção e ressonâncias entre as articulações arendtianas e a proposta psicanalítica, assim como são tecidas algumas considerações sobre o exemplo, colocado por Arendt como alternativa ao mandamento moral enquanto direcionamento ao bem.

Palabras clave : Moral; Ética; Desejo; Exemplo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )