SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02Para além da justa medida: Arendt, a ética, o desejo e a educaçãoA palavra e as condições da educação escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

COSTA, André Oliveira  and  MOSCHEN, Simone Zanon. Psicanálise e educação: os paradoxos da alteridade. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.433-454. ISSN 0100-3143.

Este artigo trabalha o conceito de alteridade, fazendo uma correlação entre Psicanálise e Educação. Para ambas as disciplinas deve estar colocada, como condição, a diferença do outro como semelhante; a inscrição do Outro, que marca um processo particular de inserção na cultura; e do outro radical e inapreensível. Entre elas vamos identificar um certo modo de produção do sujeito que passa necessariamente pela relação com o outro, mas que não se faz sem obstáculos. Quais são os paradoxos da alteridade? É nossa pergunta que conduz a pensarmos a relação do sujeito a três registros da alteridade.

Keywords : Alteridade; Psicanálise; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )