SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Psicanálise e educação: os paradoxos da alteridadeEducar: da alteridade ao estilo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LAJONQUIERE, Leandro de. A palavra e as condições da educação escolar. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.455-469. ISSN 0100-3143.

Estudos recentes sobre gestão e resultados escolares apontam a presença do, assim chamado, efeito-professor como um fator associado ao desempenho dos alunos. Desenvolve-se neste texto a premissa de que esses estudos acabam, paradoxalmente, demonstrando a pertinência da reflexão psicanalítica, que aponta para o estatuto da palavra mestre no interior de uma tradição filial professoral como condição necessária à educação escolar.

Palabras clave : Palavra Professoral; Psicanálise e Educação; Freud e a Educação; Desejo e Educação; Avaliação Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )