SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A palavra e as condições da educação escolarOs profissionais do impossível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MONTEIRO, Elisabete Aparecida. Educar: da alteridade ao estilo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.471-484. ISSN 0100-3143.

No conjunto de pesquisas em educação escolar identifica-se a crença de que a solução dos impasses na transmissão consiste na criação de novas metodologias de ensino. A presente pesquisa propõe redimensionar tal confiança e a compreende como uma ilusão sobre a possibilidade de controle dos resultados na transmissão da cultura na escola. Trata-se de um aprofundamento na noção de estilo no âmbito da tarefa do educador, a partir das proposições psicanalíticas. A psicanálise compreende que sustentar a transmissão significa suportar uma posição que exige a renúncia dos ideais de perfeição. O sujeito está implicado em todo ato e, na transmissão, isso se traduz na relação singular do educador com o conhecimento: seu estilo.

Palabras clave : Educação; Transmissão; Estilo; Alteridade; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )