SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Um entre o outro e eu: do estranho e da alteridade na educaçãoTratamiento social de las diferencias, teorias infantiles y narrativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SCHAFFER, Margareth. Escrita e alteridade: um texto em viagem-enigma. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.521-537. ISSN 0100-3143.

Abordamos, neste texto, experiências de escrita e os impasses da subjetivação na atualidade, através dos laços sociais que constituem o sujeito. A ancoragem teórica dá-se através da educação, da psicanálise e da linguagem, bem como de reflexões surgidas das experiências com escritas de orientandos e de alunos, tanto na universidade como na escola. A partir dessas reflexões, propomos tratar a experiência da escrita não como uma transcrição, mas, sim, como um outro sistema - um desejo de escrita -, o qual comporte a noção de inscrição de um ato de singularidade possível, cujo endereçamento - laço social - vise ao enodamento entre a experiência da escrita como viagem-enigma e a alteridade do sujeito.

Palavras-chave : Viagem-Enigma; Experiência; Escrita; Alteridade; Laço Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )