SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Tratamiento social de las diferencias, teorias infantiles y narrativasSignificados da pragmática linguística na formação de leitores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SANTOS, Eliane Gomes dos  e  SADALA, Maria da Gloria Schwab. Alteridade e adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educação. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.555-568. ISSN 0100-3143.

Pretendemos com este artigo contribuir para o campo da Educação, utilizando algumas formulações teóricas da Psicanálise referentes à alteridade e à adolescência. O tema da alteridade é fundamental nas investigações e práticas tanto da Educação como da Psicanálise, principalmente se considerarmos os processos psíquicos, próprios da adolescência, que envolvem importantes elaborações relacionadas à questão da alteridade. As articulações propostas neste artigo poderão contribuir significativamente para a prática dos educadores em geral, em especial, com adolescentes, esclarecendo a importância da alteridade e seu papel na adolescência.

Palavras-chave : Alteridade; Adolescência; Educação; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )