SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02Alteridade e adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educaçãoEducação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

BERTICELLI, Ireno Antônio  and  SCHIAVINI, Daniela Paula. Significados da pragmática linguística na formação de leitores. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.571-586. ISSN 0100-3143.

O texto se propõe a analisar as possibilidades oferecidas pela pragmática linguística na qualificação de leitores, tanto de textos convencionais, quanto das novas formas textuais que os meios de comunicação oferecem. O público-alvo são os formadores de leitores, bem como todos os interessados em aperfeiçoar-se no ato de ler, em sentido amplo. Sob o ponto de vista teórico, utilizaram-se os aportes da pragmática linguística austiniana e de algumas ferramentas advindas da fenomenologia, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, sem se desviar do escopo do artigo, que é a formação de leitores.

Keywords : Formação de Leitores; Leitura; Pragmática Linguística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )