Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
BERTICELLI, Ireno Antônio e SCHIAVINI, Daniela Paula. Significados da pragmática linguística na formação de leitores. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.571-586. ISSN 0100-3143.
O texto se propõe a analisar as possibilidades oferecidas pela pragmática linguística na qualificação de leitores, tanto de textos convencionais, quanto das novas formas textuais que os meios de comunicação oferecem. O público-alvo são os formadores de leitores, bem como todos os interessados em aperfeiçoar-se no ato de ler, em sentido amplo. Sob o ponto de vista teórico, utilizaram-se os aportes da pragmática linguística austiniana e de algumas ferramentas advindas da fenomenologia, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, sem se desviar do escopo do artigo, que é a formação de leitores.
Palavras-chave : Formação de Leitores; Leitura; Pragmática Linguística.