SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Alteridade e adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educaçãoEducação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BERTICELLI, Ireno Antônio  e  SCHIAVINI, Daniela Paula. Significados da pragmática linguística na formação de leitores. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.571-586. ISSN 0100-3143.

O texto se propõe a analisar as possibilidades oferecidas pela pragmática linguística na qualificação de leitores, tanto de textos convencionais, quanto das novas formas textuais que os meios de comunicação oferecem. O público-alvo são os formadores de leitores, bem como todos os interessados em aperfeiçoar-se no ato de ler, em sentido amplo. Sob o ponto de vista teórico, utilizaram-se os aportes da pragmática linguística austiniana e de algumas ferramentas advindas da fenomenologia, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, sem se desviar do escopo do artigo, que é a formação de leitores.

Palavras-chave : Formação de Leitores; Leitura; Pragmática Linguística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )