SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questãoPolíticas educativas, intersetorialidade e desenvolvimento local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SALES, Shirlei Rezende  e  PARAISO, Marlucy Alves. O jovem macho e a jovem difícil: governo da sexualidade no currículo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.603-625. ISSN 0100-3143.

Este artigo analisa o processo de produção de subjetividades juvenis na interface do currículo escolar e do currículo do Orkut (rede social). O argumento desenvolvido é o de que a sexualidade, pautada na hetero- normatividade, é acionada e intensamente regulada nos discursos investigados, tendo como efeito o governo da juventude. A regulação se dá por meio da tecnologia da zuação, a qual é composta por várias técnicas como o sarcasmo, a ironia, o deboche, o repúdio, o banimento etc. No caso dos garotos, há nos discursos uma declarada homofobia, demandando o jovem macho. Quanto às garotas, a regulação incide sobre a quantidade de parceiros nas práticas de ficar ou pegar, demandando a jovem difícil.

Palavras-chave : Gênero; Sexualidade; Governo; Currículo; Juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )