SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Políticas educativas, intersetorialidade e desenvolvimento localA condição de aluno- professor de língua inglesa em discussão: estágio, identidade e agência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BRUM, Ceres Karam. O gauchismo e as escolas: a diversidade cultural em questão. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.649-667. ISSN 0100-3143.

Neste texto, desejamos efetuar uma reflexão sobre o gauchismo e o tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Partimos da construção mítica da figura do gaúcho e suas utilizações pelo gauchismo, que identifica sua figura como ideal pattern a ser internalizado a partir de múltiplos aprendizados. Como conclusão, desejamos sublinhar algumas dimensões do discurso da diversidade cultural em contextos de culto do gauchismo e do tradicionalismo na atualidade. Isto se dá a partir de análise bibliográfica e de trabalhos de campo, que demonstram o cenário educacional como um campo de disputas perpassado por diferentes formas de violência simbólica, envolvendo ideias, valores e imaginários nos processos de construção das identidades regionais.

Palavras-chave : Tradicionalismo; Gauchismo; Educação; Identidade; Território; Região.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )