SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Filosofía de la educación: un aprendizajeLa representación en Herbart y en Freud y su lugar en la enseñanza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SOARES, Maria da Conceição Silva. Pesquisas com os cotidianos: devir- filosofia e devir- arte na ciência. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.731-745. ISSN 0100-3143.

Com este texto, proponho que a tendência em pesquisas que vêm se afirmando no Brasil como pesquisas nos/dos/com os cotidianos configura o atravessamento do devir-filosofia e do devir- arte na ciência da Educação. Com esse propósito, traço um caminho de pensamento que consiste em uma articulação entre ideias defendidas por Deleuze e Guattari sobre filosofia, ciência e arte e os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos defendidos por pesquisadores que se filiam a essa tendência. Por fim, indico que as pesquisas nos/dos/com os cotidianos problematizam a pureza das linguagens científica, filosófica e artística historicamente construída, transbordando as fronteiras estipuladas entre esses três modos de pensar o mundo.

Palavras-chave : Cotidianos; Fabulações; Redes; Devires; Possíveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )