SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03La representación en Herbart y en Freud y su lugar en la enseñanzaEducação e as novas concepções de realidade, interação e conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

HARDT, Lúcia Schneider. Entre as manobras da mão e do espírito: o assombro da formação humana. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.769-788. ISSN 0100-3143.

O artigo apresenta a fecundidade do conceito de formação humana. Apoia-se nos estudos de Valéry e Nietzsche destacando as manobras da mão e do corpo para mostrar um fazer no campo da educação que põe em movimento os exercícios do espírito e produz beleza. Formar- se implica dançar com os pés, as mãos, as palavras, os conceitos para, em alguma medida, ser capaz de enfrentar as tensões entre natureza e cultura e dar lugar ao ato criativo. Talvez as manobras testemunhem um corpo que exige de si mesmo pensar de outro jeito. Manobras que tocam detalhes, têm dedos para nuances, suportam a novidade e resistem a encontrar a si mesmo nas coisas. Capazes de suportar o assombro dos inícios para sofisticar a formação humana.

Palabras clave : Formação; Educação; Natureza; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )