SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Entre as manobras da mão e do espírito: o assombro da formação humanaRelações entre a filosofia e a educação de John Dewey e de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LOPES, Francisco Adaécio Dias  y  JAFELICE, Luiz Carlos. Educação e as novas concepções de realidade, interação e conhecimento. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.789-811. ISSN 0100-3143.

Neste artigo analisamos as colocações de pensadores como Nietzsche, Heidegger e Foucault, dentre outros, acerca da suposta superioridade epistemológica da modernidade, fruto do entendimento comum de que os modelos explicativos modernos manteriam uma conexão privilegiada com a realidade, tida como absoluta. Consideramos que os entendimentos propostos por estes pensadores modificam as concepções de interação e de conhecimento e que, portanto, isso deve ser considerado para uma concepção revisionista de educação. Nesse sentido, analisamos e contrapomos os questionamentos básicos da crítica à pós-modernidade, como passou a ser chamada a cena atual, e de forma sucinta indicamos caminhos metodológicos para uma prática educacional para esse contexto.

Palabras clave : Realidade; Interação; Pós-Modernidade; Educação Revisionista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )