SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Relações entre a filosofia e a educação de John Dewey e de Paulo FreireCorpos que (se) trabalham: relações éticas na construção de si e do coletivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GLASS, Ronald David. Revisitando os fundamentos da educação para a libertação: o legado de Paulo Freire. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.831-851. ISSN 0100-3143.

Este artigo examina, critica e amplia os fundamentos ontológicos, epistemológicos, éticos e políticos da teoria da educação libertadora de Paulo Freire; também situa o legado de Freire dentro da aplicação global de suas ideias em um amplo espectro de contextos educacionais. O texto defende historicidade e práxis como características essenciais da natureza humana, expõe os problemas das noções de identidades autênticas e constrói um entendimento historicizado da produção de conhecimento. O artigo defende que a educação libertadora deve estar baseada em uma ética sem presunção acoplada a uma política de não-violência militante.

Palabras clave : Freire; Educação Libertadora; Ética; Ontologia; Epistemologia; Filosofia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )