SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue03Revisitando os fundamentos da educação para a libertação: o legado de Paulo FreireEsporte e a experiência de jogo como formação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MOEHLECKE, Vilene; FONSECA, Tania Mara Galli  and  OLIVEIRA, Andréia Machado. Corpos que (se) trabalham: relações éticas na construção de si e do coletivo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.855-871. ISSN 0100-3143.

O presente artigo inquire sobre os modos de construção de si e do coletivo nas relações de trabalho. Tais relações encontram-se investidas de posições que oscilam entre uma Ética spinoziana que potencializa os corpos e uma moral que os aprisiona. Entende-se que aumentar a potência dos corpos consiste em ampliar suas possibilidades de agir em relação, ativar potências não utilizadas do ser que ficaram renegadas pelas práticas majoritárias. Tal abordagem sobre corpos em atividades relacionais, trabalho e ética, encontra sustentação em Spinoza, Deleuze, Schwartz entre outros autores. Em suma, esperamos retomar a fabricação de ações singulares e coletivas, para gerar dispositivos analisadores e modificadores dos processos relacionais no campo do trabalho.

Keywords : Corpo; Trabalho; Ética; Potência; Atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )