SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Revisitando os fundamentos da educação para a libertação: o legado de Paulo FreireEsporte e a experiência de jogo como formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MOEHLECKE, Vilene; FONSECA, Tania Mara Galli  y  OLIVEIRA, Andréia Machado. Corpos que (se) trabalham: relações éticas na construção de si e do coletivo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.855-871. ISSN 0100-3143.

O presente artigo inquire sobre os modos de construção de si e do coletivo nas relações de trabalho. Tais relações encontram-se investidas de posições que oscilam entre uma Ética spinoziana que potencializa os corpos e uma moral que os aprisiona. Entende-se que aumentar a potência dos corpos consiste em ampliar suas possibilidades de agir em relação, ativar potências não utilizadas do ser que ficaram renegadas pelas práticas majoritárias. Tal abordagem sobre corpos em atividades relacionais, trabalho e ética, encontra sustentação em Spinoza, Deleuze, Schwartz entre outros autores. Em suma, esperamos retomar a fabricação de ações singulares e coletivas, para gerar dispositivos analisadores e modificadores dos processos relacionais no campo do trabalho.

Palabras clave : Corpo; Trabalho; Ética; Potência; Atividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )