SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03O jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação socialA pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos. Limites e possibilidades da racionalidade pedagógica no ensino superior. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.915-929. ISSN 0100-3143.

Este artigo é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes, tendo como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no Ensino Superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo.

Palabras clave : Ensino Superior; Ensino de Geografia; Trabalho Docente; Racionalidade Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )