SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue03Limites e possibilidades da racionalidade pedagógica no ensino superiorPolíticas educativas e a gestão dos modos de viver nas cidades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

TELES, Ana Maria Orofino  and  CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.931-951. ISSN 0100-3143.

Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.

Keywords : Sujeito; Subjetividade; Educação; Saúde; E-learning.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )