SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Limites e possibilidades da racionalidade pedagógica no ensino superiorPolíticas educativas e a gestão dos modos de viver nas cidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

TELES, Ana Maria Orofino  e  CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.931-951. ISSN 0100-3143.

Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.

Palavras-chave : Sujeito; Subjetividade; Educação; Saúde; E-learning.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )