SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Políticas educativas e a gestão dos modos de viver nas cidadesRemuneração variável de professores: controle, culpa e subjetivação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ABDIAN, Graziela Zambão; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira  y  JESUS, Graziela de. Função do diretor na escola pública paulista: mudanças e permanências. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.977-998. ISSN 0100-3143.

Com este estudo, pretende-se analisar a função do diretor na escola estadual paulista, à luz das concepções dos especialistas da Administração Escolar, da percepção dos profissionais da Educação e das diretrizes legais pertinentes ao governo estadual. Neste contexto, interessam os procedimentos de releitura e análise da literatura da área; o levantamento e análise de documentos legais que, direta ou indiretamente, referem-se à função do diretor de escola e a realização, transcrição e análise de entrevistas semielaboradas com gestores e equipes de docentes. Os resultados da análise indicam contradições na percepção da Administração Escolar, tal como difusa nos diferentes âmbitos que, de certa forma, refletem-se nas concepções dos entrevistados.

Palabras clave : Diretor de Escola; Política Educacional; Organização do Trabalho na Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )