SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Função do diretor na escola pública paulista: mudanças e permanênciasErnani Maria Fiori: un profesor brasilero en tierras chilenas- testimonios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

EVANGELISTA, Simone Torres  y  VALENTIM, Igor Vinicius Lima. Remuneração variável de professores: controle, culpa e subjetivação. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.999-1018. ISSN 0100-3143.

A cada dia fica mais difícil distinguir a administração pública da privada. Valores capitalistas são naturalizados para todas as esferas da vida humana. Modelos e políticas da gestão de empresas voltadas para o lucro têm sido cada vez mais importados para a administração pública brasileira principalmente a partir de 1995, com a Reforma Gerencial do Estado. No rastro dessas importações, diversos estados e municípios brasileiros já utilizam a remuneração variável por desempenho para gerir professores. Em que medida a remuneração variável por desempenho, aplicada a professores, pode construir novas subjetividades, funcionando como instrumento de controle e de culpabilização desses mesmos docentes? Esta é a indagação que norteia este artigo.

Palabras clave : Subjetivação; Controle; Culpa; Remuneração Variável; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )