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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
DOWKER, Ann. A representação da deficiência em livros infantis: séculos XIX e XX. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1053-1068. ISSN 0100-3143.
O presente artigo analisa a representação de personagens deficientes em livros britânicos e norte-americanos do século XIX ao início do século XXI. São analisados tanto os assim chamados clássicos infantis quanto livros fora de edição ou não tão disponíveis. Uma das conclusões é que a representação de personagens deficientes geralmente é mais complexa e variada nos livros mais antigos. Além disso, segundo a visão de muitos autores do século XIX e início do século XX, é necessário aceitar infortúnios como uma forma de obediência a Deus, mas também porque, em última análise, eles são considerados um bem. Portanto, em muitos livros, a deficiência e sua cura, quando ocorre, estão associadas com o caráter.
Palabras clave : Literatura Infantil; Personagens com Deficiência; Escola do Sofrimento.