SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04Representações do feio na literatura infantil contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DOWKER, Ann. A representação da deficiência em livros infantis: séculos XIX e XX. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1053-1068. ISSN 0100-3143.

O presente artigo analisa a representação de personagens deficientes em livros britânicos e norte-americanos do século XIX ao início do século XXI. São analisados tanto os assim chamados clássicos infantis quanto livros fora de edição ou não tão disponíveis. Uma das conclusões é que a representação de personagens deficientes geralmente é mais complexa e variada nos livros mais antigos. Além disso, segundo a visão de muitos autores do século XIX e início do século XX, é necessário aceitar infortúnios como uma forma de obediência a Deus, mas também porque, em última análise, eles são considerados um bem. Portanto, em muitos livros, a deficiência e sua cura, quando ocorre, estão associadas com o caráter.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Personagens com Deficiência; Escola do Sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )