SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04Representações do feio na literatura infantil contemporâneaA morte dos avós na literatura infantil: análise de três álbuns ilustrados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FERNANDES, Célia Regina Delácio. Avós e netos na literatura infantil: vidas compartilhadas. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1089-1112. ISSN 0100-3143.

Este estudo aborda a representação de personagens velhas na literatura infantil do século XXI, com o foco na convivência entre avós e netos que, apesar das diferenças etárias, conseguem construir relações igualitárias. Para tanto, investiga em que medida as narrativas selecionadas recuperam as vozes, as histórias e os ensinamentos das personagens idosas, observando se as experiências desses sujeitos são valorizadas. Ao resgatar a função social do idoso nas narrativas infantis, por meio das lembranças e histórias contadas, o texto busca revelar as relações igualitárias entre avós e netos sem desconsiderar as diferenças, o que torna possível a coeducação de gerações e o aprendizado com a sabedoria descartada pela modernidade.

Palavras-chave : Velhos; Memória; Contar Histórias; Sabedoria; Coeducação de Gerações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )