SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04A literatura angolana para infânciaA literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ARENA, Dagoberto Buim  e  LOPES, Naiane Rufino. PNBE 2010: personagens negros como protagonistas. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1147-1173. ISSN 0100-3143.

Este artigo é resultante da pesquisa cujo objetivo foi o de analisar a presença dos personagens negros nos livros de literatura infantil selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) no ano de 2010. Além da análise do acervo do Programa, foram sujeitos da pesquisa alunos de segundo e de quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. As conclusões indicam que apenas oito livros abordam a temática. Os alunos de descendência negra, por meio de entrevistas e de discussões em grupo focal, reconhecem, entre outras manifestações, ausência de personagens negros que poderiam ser referências para construção da identidade étnica.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Relações Étnico-Raciais; PNBE; Construção da Identidade Negra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )