SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04PNBE 2010: personagens negros como protagonistasDois papais, duas mamães: novas famílias na literatura infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

THIEL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1175-1189. ISSN 0100-3143.

Este artigo apresenta uma discussão sobre a presença e as características estético-literárias das textualidades indígenas. Tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre como o contato com esta literatura pelo público formado por crianças e jovens pode promover a formação de leitores competentes, multiculturais e multiletrados. Desta forma, este artigo propõe trazer uma contribuição para que os educadores possam refletir sobre a linguagem literária vinculada à tradição oral e multimodal. Finalmente, são tecidas considerações sobre a relevância da leitura da literatura indígena para conhecer, compreender e valorizar o outro e as diferentes formas de expressão literária.

Palavras-chave : Literatura Indígena; Literatura Infantil; Leitores; Multiculturalidade; Multiletramentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )