SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue04Dois papais, duas mamães: novas famílias na literatura infantilIntencionalidade educativa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

DAVILA, Denise  and  SOUZA, Renata Junqueira de. O uso de textos polêmicos em sala de aula: formação e prática docente. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1207-1220. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste texto é duplo. Primeiro, analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir e escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A partir de exemplo de livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.

Keywords : Temas Polêmicos; Censura; Estado da Arte; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )