SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04Dois papais, duas mamães: novas famílias na literatura infantilIntencionalidade educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

DAVILA, Denise  e  SOUZA, Renata Junqueira de. O uso de textos polêmicos em sala de aula: formação e prática docente. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1207-1220. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste texto é duplo. Primeiro, analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir e escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A partir de exemplo de livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.

Palavras-chave : Temas Polêmicos; Censura; Estado da Arte; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )