SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04Intencionalidade educativaJuventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

REIS, Cristina d’Ávila  e  PARAISO, Marlucy Alves. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1243-1266. ISSN 0100-3143.

Corpos guerreiros foram produzidos por meio de estratégias distintas em épocas e lugares diferentes. Neste trabalho, analisa-se a constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar do ensino fundamental, tendo como base os referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e dos estudos queer. O argumento desenvolvido é o de que normas de gênero posicionam os corpos considerados meninos-alunos em diferentes níveis de normalidade e entrelaçam-se com uma tecnologia de ranking, de modo a produzir um ranking de gênero, no currículo pesquisado. Por meio desse ranking, corpos-meninos-alunos são posicionados em uma ordem de classificação quanto à força, coragem e agressividade, atributos guerreiros considerados masculinos.

Palavras-chave : Gênero; Currículo; Corpos Guerreiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )