Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
MARTINS, Francisco André Silva y DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1267-1282. ISSN 0100-3143.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil de uma escola publica de Ensino Médio noturno, buscando compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. As principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como um importante espaço de socialização para os jovens alunos, com ênfase na aprendizagem da vivencia coletiva, no lidar com os conflitos e no exercício de escolhas, dentre outras.
Palabras clave : Juventude; Participação; Grêmio Estudantil.