SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolarA movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MARTINS, Francisco André Silva  e  DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1267-1282. ISSN 0100-3143.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil de uma escola publica de Ensino Médio noturno, buscando compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. As principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como um importante espaço de socialização para os jovens alunos, com ênfase na aprendizagem da vivencia coletiva, no lidar com os conflitos e no exercício de escolhas, dentre outras.

Palavras-chave : Juventude; Participação; Grêmio Estudantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )