SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número04Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativoAprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SALES, Luís Carlos  e  SILVA, Magna Jovita Gomes de Sales e. A movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do Piauí. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1283-1301. ISSN 0100-3143.

Este artigo analisa as matrículas do Ensino Fundamental, no Estado do Piauí, das redes estadual e municipal, no período entre 1997 e 2010. Tomou-se como ponto de partida o novo financiamento da educação pública no Brasil, desenhado após a instituição do FUNDEF. Os dados foram coletados a partir de conteúdo disponibilizados no site do INEP e de informações complementares nos microdados. Ficou evidenciado que o processo de municipalização das matrículas do Ensino Fundamental, no Piauí, ocorreu mais intensamente de 1997 até 2005. As razões das peculiaridades das matrículas do Ensino Fundamental no Piauí e os contextos econômicos e políticos constituem-se objeto de futuras pesquisas.

Palavras-chave : Matrículas; Ensino Fundamental; Municipalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )