SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue04A movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do PiauíA teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

ALMEIDA, Tatyane Andrade; GOMES, Maria de Fátima Cardoso  and  MONTEIRO, Sara Mourão. Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1303-1326. ISSN 0100-3143.

Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.

Keywords : Crianças; Roda de História; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )